Educação alimentar para crianças
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Postado dia 05 de outubro

Hidratação do corpo – confira!

hidratacao do corpoUma dieta rica em alimentos naturais, com muita quantidade de água é de suma importância para a hidratação do corpo, principalmente em dias quentes e secos. Fonte primária da vida, a água é essencial para o funcionamento do nosso organismo. A água regula a temperatura corporal e auxilia em diversos processos fisiológicos, além de proteger certas estruturas do corpo.

Entretanto, nosso corpo é incapaz de armazená-la por muito tempo, por isso, precisamos repor sempre. Assim, uma dieta rica em alimentos naturais – ricos em água – é extremamente importante para a hidratação do corpo (e funcionamento).

Hidratação do corpo com alimentos naturais 

Apenas 10% da água necessária para suprir nossas recomendações diárias pode ser adquirida através dos alimentos. Sendo assim, não deixe de beber pelo menos 2,5 litros de água diariamente. E, para passar por essa temporada de dias quentes, sem comprometer o peso e a saúde, fique de olho nas dicas de como manter o corpo bem hidratado:

1 Procure consumir com regularidade:

– Acerola: cerca de 90% de água.

– Alface: cerca de 96% de água.

– Arroz integral cozido: cerca de 70% de água.

– Cenoura: cerca de 90% de água.

– Frango assado: cerca de 70% de água.

– Leite: cerca de 91% de água.

– Ovo: cerca de 75% de água.

– Peixe assado: cerca de 74% de água.

– Pepino: cerca de 95% de água.

– Uva: cerca de 81% de água.

 

Hidratação do corpo…água!hidratacao do corpo

2 Se for viajar (de carro, ônibus, avião e etc) não deixe de levar a garrafinha de água. Lembre-se de abastecer a cada vez que passar por um bebedouro de água potável. Outros lugares onde o consumo de água é indispensável: praia, parque, piscina, clube, rua, praça, trabalho, casa e etc. Não deixe de beber água pura, afinal “hidratação é a chave do verão”.

3 Evite as bebidas industrializadas como refrigerantes, chás, água tônica, sucos prontos e etc. Caso o consumo seja inevitável, prefira as versões sem adição de açúcar como as bebidas lights ou zero. Na dúvida, prefira água, água de coco fresca e sucos naturais.

Água com pedaços de frutas!

4 Caso o consumo de água pura seja pouco tolerado, tente beber com frutas e cascas, ervas frescas e especiarias. Você pode adicionar abacaxi picado, fatias de limão, fatias de laranja, uvas, sementes de maracujá, morangos, palitos de maçã, manjericão, hortelã, cravo, canela em pau e o que a sua imaginação sugerir.
hidratacao do corpo

5 Deixe o copo d`agua com aparência diferente. Experimente fazer cubos de gelo com frutas frescas. Morango, acerola, framboesa, amora, uva, kiwi e outras frutas de sua preferência também ficam bons! E não se preocupe: quando o gelo derreter, pode comer a fruta.

6Prove água com gás ao suco natural ou concentrado de fruta. É uma boa alternativa para se livrar dos refrigerantes… para cada um litro de água mineral, acrescente dois copos de água com gás e dois copos de suco de fruta. Se necessário, adoce com mel ou adoçante a base de sucralose. Evite o açúcar refinado!

7 Use e abuse das frutas da estação. Além de serem mais saborosas e estarem mais em conta, elas são ótimas fontes de hidratação. Frutas como melão, melancia, pêssego, ameixa, lichia, abacaxi são ricas em água e vitaminas.hidratacao do corpo

8 Aproveite a temporada de água de coco. Bebida nutritiva, fresca e deliciosa para o organismo. A época é agora!

A água é o principal constituinte do organismo e é essencial para a vida. O ser humano adulto é composto por 65% de água. Seu consumo é vital para a regulação de uma série de funções no organismo.

Um corpo desidratado pode comprometer o funcionamento de diversos órgãos e sistemas…essas complicações vão desde o controle da temperatura corporal até o funcionamento intestinal. A boa hidratação começa de dentro para fora, portanto, beba água. Água é vida!!!

Ótima primavera a todos.

Um abraço,

Débora Rosa

 

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