Hoje vamos falar sobre alimentos naturais, ou melhor, sobre os alimentos sazonais de setembro! É o mês do meu nascimento (10/09/1982), das cores da primavera! Esse mês tem muita coisa gostosa chegando, inclusive frutas novas, pelo menos para mim, como o abiú. Outras frutas da estação mais comuns são típicas do mês de setembro, como o abacaxi, morango e mexerica…as minhas preferidas! Enfim, vamos ao que interessa!
Alimentos naturais. Porquê é bom consumir?
Os alimentos naturais da estação são mais nutritivos e ricos em vitaminas e minerais, do que os industrializados. São de baixas caloria e excelentes para quem deseja perder peso. Os alimentos naturais são livres de pesticidas. Isso ajuda a pessoa a evitar doenças provocadas por agrotóxicos, provocadas pela ingestão de substâncias cancerígenas.
Legumes e verduras de setembro
Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cebola, cogumelos, ervilha comum, ervilha torta, inhame, rabanete e pimentão vermelho.Verduras: alho poró, almeirão, brócolis, chicória, couve, couve de Bruxelas, couve flor, erva doce e espinafre.
Frutas de Setembro
Frutas: abacaxi, abiú, banana nanica, caju, jabuticaba, laranjas, maçã, mexericas, nêspera, tamarindo e toranja (grapefruit).
O abiú é uma fruta tropical, originária da região amazônica próxima às encostas andinas do Peru e do oeste da parte amazônica brasileira. Essa fruta tem uma boa quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais e, na medicina popular é usada para tratar anemias, disenterias, dor de ouvido, malária, bronquite, desnutrição e problemas respiratórios, dizem que até pode curar pneumonia.
De forma ovóide ou esférica, coloração amarela, casca lisa, apresentando látex leitoso que coagula em contato com ar. A polpa é translúcida, branca ou amarelada, mucilaginosa e doce.
Como fruta fresca, deve ser consumida exclusivamente quando estiver bem madura e amarela, pois, do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios, provocando uma sensação bastante desagradável. Por outro lado, esse mesmo látex e um outro – que sai da casca da árvore -são utilizados na produção de cola e de remédios caseiros.
ImagemAbiú: safarigarden.com.br e Naufrágio pescados
Pescados de Setembro
Carapau – denominação popular de várias espécies de peixes de pequeno tamanho da família Carangidae
Peixes: Atum, carapau, corvina, MECA**, sardinha, tilápia, tucunaré e traíra.
Meca é o meu peixe preferido! Talvez o mais saudável e o mais saboroso dos peixes. O Meca é um peixe rico em gorduras de excelente qualidade, como ômegas 3, 6 e 9. Fonte de minerais como sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e cobalto e boas concentrações de vitaminas solúveis em gorduras, como A, E, e principalmente a vitamina D.
Também são ricos em vitaminas solúveis em água como niacina – presente nas reações químicas de liberação de energia em nosso corpo – e ácido pantotênico – essencial no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.
Ótimo setembro a todos.
Um abraço e até breve,
Débora Rosa.
Deixe seu comentário: